DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

A RECORRENTE DICOTOMIA ENTRE CONHECIMENTO ESPECÍFICO E CONHECIMENTO PEDAGÓGICO

  • Daiane da Silva Gomes Universidade Federal de Pelotas
  • Marta Nornberg Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense

Resumo

A presente escrita faz parte de um estudo cuja temática principal foi a constituição docente de professores bacharéis que atuam na EPTNM. Nesta, são apresentados os resultados e discussões do estudo que objetivou compreender como um grupo de docentes que atua na EPTNM percebe a relação e articulação entre o conhecimento específico inerente às disciplinas profissionalizantes e o conhecimento pedagógico necessário à atividade de ensino. O estudo apostou na abordagem qualitativa de investigação com enfoque teórico metodológico na pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015). As narrativas de vida de cinco professores que atuam na EPTNM constituíram o corpus de análise. Para garantir o anonimato dos sujeitos participantes, eles receberam pseudônimos: Lina, Zaha, Corbusier, Bottas e Sussekind. Diante do exposto, demonstrou-se que o grupo de professores investigados optou por investir em qualificação profissional em áreas ligadas à sua graduação, valorizando assim o conhecimento específico. Quanto aos conhecimentos pedagógicos, não há consenso sobre a sua necessidade e importância.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores