EDUCAÇÃO E MERCADORIA

A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Andrews Alves Almeron Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

esse estudo tem como temática a expansão dos cursos de formação docente a distância, problematizando acerca dos reflexos mercadológicos na oferta dessa modalidade. O objetivo concentra-se em apresentar os resultados parciais relativos ao cenário da formação docente no Brasil, no estado do Paraná e, por fim, na região do Sudoeste paranaense. Os procedimentos metodológicos aliam-se a pesquisa bibliográfica e análise de dados disponíveis no Censo do Ensino Superior. Por se originar de uma pesquisa em andamento, o estudo apresenta resultados parciais relacionados à pesquisa denominada “A educação a distância e a formação docente no Sudoeste do Paraná vinculada a um Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Os resultados desse estudo indicam a efetiva presença da lógica mercadológica na constituição das políticas educativas, corroborando com a expansão da EaD e por sua vez, repercutindo na própria formação docente, tendo em vista que os dados coletados apontam o predomínio desta modalidade nos cursos de licenciatura.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores