UM OLHAR PARA AS INVESTIGAÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS

  • MARIA HELENA PADILHA BANDEIRA MORAES HERNANDES IFSUL
  • Cristhianny Bento Barreiro
  • Daiane da Silva Gomes

Resumo

Desenvolvimento profissional e formação docente são temas relacionados nas pesquisas em educação. As tecnologias digitais, em suas diversas formas, apresentam-se como importante possibilidade para o desenvolvimento profissional do professor. Com isso, surge o interesse em pesquisar sobre o desenvolvimento profissional do professor da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a partir do uso das Tecnologias Educacionais Digitais - TED. Intensificando esse interesse, desde março de 2020, o contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19) tem desafiado os professores, levando-os a se adaptar, estudar,  formar e manter a proximidade com os estudantes e com a instituição de ensino, de forma remota, utilizando tecnologias digitais disponíveis voltadas aos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi o de compreender o desenvolvimento profissional e a profissionalização de professores da EPT, a partir da apropriação das tecnologias educacionais digitais em sua formação e prática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento sobre a temática, na qual foram aplicados os descritores: ‘desenvolvimento profissional’, ‘profissionalização de professores’ e ‘tecnologias educacionais’ para busca de publicações, entre os anos de 2016 à 2020, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 25 estudos, em sua maioria dissertações. Nenhum dos trabalhos encontrados trata especificamente do desenvolvimento profissional e da profissionalização de professores da EPT por meio das tecnologias, o que ressalta a importância e a necessidade de investigações com este enfoque. Somado a isso, cada vez mais as pessoas utilizam os recursos das tecnologias digitais de forma habitual e cotidiana. A necessidade de integração das tecnologias digitais no âmbito da educação é reflexo desta tendência. Sendo o professor da EPT encarregado pela formação do cidadão para o exercício de atribuições profissionais no mercado de trabalho, entende-se que este deve apropriar-se do uso das tecnologias em sua formação e prática. 

Publicado
16-02-2021
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores