A CONTRIBUIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE PATO BRANCO

  • Marlete Turmina Outeiro Seed Paraná
  • Iara Lucia Tecchio Mezomo

Resumo

A alimentação escolar se insere no fortalecimento da agricultura familiar. Esta (agricultura familiar) por sua vez tem como embasamento a lei n° 11.326/2006. A referida Lei caracteriza como agricultor familiar, aquele que possui pequena propriedade de terras e as atividades são desenvolvidas pelo grupo familiar (BRASIL: Lei n° 11.326/2006). Portanto, a relação entre agricultura familiar e merenda escolar constitui temática desta pesquisa, considerando basilar o desenvolvimento de alimentação saudável e adequada, que compreendem aquisição de alimentos associados à valorização das tradições e os hábitos alimentares, vinculados ao estímulo local e regional. Sendo assim, a previsão de demanda da agricultura familiar pode afetar no abastecimento para a sociedade, em específico, neste estudo, para a merenda escolar. Nesse sentido, a pesquisa pretende responder: qual a influência da agricultura familiar para a merenda escolar? Com isso, o objetivo deste estudo consiste em compreender o desempenho da agricultura familiar para a merenda escolar. A metodologia utilizada tem como características: a pesquisa aplicada, seus fundamentos conceituais correspondem a revisão de literaturas; caracteriza-se pelo tipo descritivo, a fim de compreender como o desempenho da agricultura familiar influencia na merenda escolar; define-se pela coleta de dados qualitativos, através da pesquisa estudos já realizados sobre a temática, em específico na região de abrang6encia do município de Pato Branco-PR, e para discutir conceitos fundamentais para o resultado do estudo, dentre eles: políticas públicas, agricultura familiar e alimentação escolar.

Biografia do Autor

Iara Lucia Tecchio Mezomo

Graduada em Pedagogia, com especialização em Educação Profissional e Gestão Escolar. Assistente de Chefia no NRE Pato Branco. Em-mail: yaratecchio@gmail.com

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares