CORRENTES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO

  • Karen Andréa Comparin UNIOESTE
  • Maria Lidia Sica Szymanski UNIOESTE

Resumo

Com o objetivo de sintetizar as três correntes teórico-metodológicas utilizadas nas pesquisas e na prática das ciências humanas, este estudo teórico se propõe a conceituar o Positivismo, a Fenomenologia e o Materialismo Histórico Dialético, com enfoque na área da educação. A educação proposta pelo Positivismo, é aquela baseada nos fatos, tendo como objetivo romper com o místico e o teológico, propondo uma educação linear, onde um conhecimento precede o outro, tendo como limite o homem e a sociedade. A educação na Fenomenologia tem um significado amplo. Trata-se da educação com foco na pessoa, no ensino centrado no aluno. A educação tem como objetivo primário criar condições para facilitar a aprendizagem do aluno, estimulando assim, a autoaprendizagem de forma que seja possível o seu desenvolvimento intelectual e, também, emocional. Para o Materialismo Histórico Dialético, a educação está situada no mesmo movimento da sociedade. Assim como a ciência, a escola não é neutra, congregando todas as forças sociais, sendo que para alguns marxistas a educação é um elemento social, capaz de contribuir para o processo de transformação social. As três correntes teórico-metodológicas são importantes norteadoras das pesquisas, práticas e elaborações dos currículos escolares, e devem ser seguidas dentro de seu rigor metodológico para se chegar com êxito ao que o educador/pesquisador se propõe.

Publicado
14-12-2020
Seção
Processo de Pesquisa em Educação