POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

CARTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NEGROS/AS

  • Ingrit Yasmin Oliveira da Silva Batista UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA - UEM
  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA - UEM

Resumo

Neste estudo, participaram seis docentes negros/as que atuam em turmas do 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental de cinco diferentes escolas públicas municipais da cidade de Campo Mourão – PR. O objetivo desta pesquisa, consistiu em verificar, através das narrativas de professores escritas em cartas, quais as representações sobre a Cultura Afro-Brasileira e Africana em suas vidas e nas práticas pedagógicas das escolas que trabalham. Para alcançar este objetivo, foi estabelecida a seguinte questão problemática: Como os/as negros/as foram retratados/as no currículo das escolas nas quais você estudou e na escola atual? Foram realizados encontros com os/as educadores/as com explanações sobre a pesquisa e solicitadas as produções de cartas com as temáticas relacionadas às formas de trabalho nas escolas sobre as questões étnico-raciais. Esta é uma pesquisa qualitativa e os procedimentos metodológicos e instrumentos utilizados se constituíram na produção das cartas, e os fundamentos teóricos estiveram voltados aos Estudos Culturais.  Como resultados, observa-se que, os/as docentes denunciaram a maneira com as quais eram retratados/as nos currículos durante a escolarização, no qual seus/suas educadores/as privilegiavam a cultura eurocêntrica e invisibilizavam a história e memória de negros/as e seus descendentes. As análises dos dados obtidos com as cartas evidenciam que, os/as docentes reconhecem que a Lei contribui para desmistificar os preconceitos cristalizados acerca da população negra. No entanto, revelam que nas escolas em que atuam, ainda há a ausência da abordagem em relação a temáticas voltadas a negritude, pois são relembrados no ambiente escolar apenas em datas comemorativas, sem que haja reflexão e compromisso por uma educação antirracista.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores