A RELAÇÃO ENTRE OS DISPOSITIVOS DE PODER NEOLIBERAIS E A PRESENÇA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR

  • Juliane Janaina Leite Brancher Unochapecó
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkwoski Unochapecó

Resumo

Este estudo resulta de um recorte da pesquisa realizada no Mestrado em Educação, cujo objetivo foi compreender os desafios docentes na atuação com estudantes com deficiência intelectual na Educação Superior e as estratégias pedagógicas adotadas nas aulas para favorecer a inclusão. Tensionar as relações entre a inclusão de estudantes com deficiência intelectual no ensino superior e os dispositivos neoliberais de poder. Pretendemos articular as políticas de inclusão que emergem da racionalidade neoliberal, com relação ao desenvolvimento social, como estratégia de captura e condução da conduta dos sujeitos, partindo do entendimento das noções de inclusão, governamentalidade e gerenciamento de risco.  Nos desafiamos a compreender a inclusão de estudantes com deficiência intelectual, a partir das narrativas dos docentes da Educação Superior, com apoio na perspectiva pós-estruturalista, olhando este tempo, no qual a educação tem passado por significativas mudanças.

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação