APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIATIVA, SOCIALIZADORA E DIFERENCIADA NA REDE MUNICIPAL DE CHAPECÓ
Resumo
Este resumo é de uma pesquisa realizada que objetivou analisar a Aprendizagem Cooperativa como um diferencial nas práticas pedagógicas numa perspectiva avaliativa, socializadora e diferenciada. A Aprendizagem Cooperativa é um projeto piloto, em rede da Secretaria Municipal de Educação do município de Chapecó (SC) que busca por meio do trabalho e socialização de conhecimentos uma dinâmica de respeito às diferenças no ensinar, aprender e avaliar. trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo de forma que dialogamos durante dois meses de 2019 com duas professoras do quarto e quinto anos que lecionam numa escola localizada numa região de vulnerabilidade social do município de Chapecó (SC), que aderiram e fazem parte do projeto. A aprendizagem cooperativa, a prática pedagógica socializadora e diferenciada e a avaliação formativa, mostram como professoras protagonistas, articuladas com a escola e realidade da comunidade, podem fazer a diferença. Observamos que o diferencial das práticas da escola está na cooperação, na alteridade, na construção de humanidades e no respeito às pessoas. Observamos também, a importância do projeto desenvolver-se na motivação, criatividade e interesse na busca de novos conhecimentos e inovação. Para tanto, é necessário formação de professores, tempo de estudo e de pesquisa, além de incentivo financeiro para promoção das atividades.