APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA AVALIATIVA, SOCIALIZADORA E DIFERENCIADA NA REDE MUNICIPAL DE CHAPECÓ

Resumo

Este resumo é de uma pesquisa realizada que objetivou analisar a Aprendizagem Cooperativa como um diferencial nas práticas pedagógicas numa perspectiva avaliativa, socializadora e diferenciada. A Aprendizagem Cooperativa é um projeto piloto, em rede da Secretaria Municipal de Educação do município de Chapecó (SC) que busca por meio do trabalho e socialização de conhecimentos uma dinâmica de respeito às diferenças no ensinar, aprender e avaliar. trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo de forma que dialogamos durante dois meses de 2019 com duas professoras do quarto e quinto anos que lecionam numa escola localizada numa região de vulnerabilidade social do município de Chapecó (SC), que aderiram e fazem parte do projeto. A aprendizagem cooperativa, a prática pedagógica socializadora e diferenciada e a avaliação formativa, mostram como professoras protagonistas, articuladas com a escola e realidade da comunidade, podem fazer a diferença. Observamos que o diferencial das práticas da escola está na cooperação, na alteridade, na construção de humanidades e no respeito às pessoas. Observamos também, a importância do projeto desenvolver-se na motivação, criatividade e interesse na busca de novos conhecimentos e inovação. Para tanto, é necessário formação de professores, tempo de estudo e de pesquisa, além de incentivo financeiro para promoção das atividades.

Biografia do Autor

Greicy Gadler Lang, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestranda em Educação bolsista Capes modalidade I, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Comunitária Regional da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Integrante do grupo de pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (UNOCHAPECÓ).

Cláudia Battestin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Grupo de pesquisa, SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (UNOCHAPECÓ). Atualmente trabalha como docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da UNOCHAPECÓ. 

Jesse Budin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), sendo bolsista integral CAPES/ PROSUC/ Modalidade I. Possui Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria (2011), com Especialização em Educação Especial Pela Faculdade Bagozzi (2015).  Integrante dos grupos de pesquisa: Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas; Em defesa da escola, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Publicado
14-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica