O PROTAGONISMO DA CRIANÇA

A ARTE COMO IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Wanessa Pinto Lima UFSM
  • Andressa Wiebusch UFSM

Resumo

Vivemos um tempo complexo e a Educação está sofrendo grandes mudanças, fala-se em cultura digital e virtual, aprendizagem criativas e práticas inovadoras. Mas pouco da arte na Educação infantil, que possibilita o desenvolvimento da sensibilidade, da intuição, do pensamento, das emoções e as subjetividades que se manifestam na forma de expressão no processo de ensino e de aprendizagem. A proposta do trabalho, é apresentar a arte como ferramenta de aprendizado, pois através das expressões artísticas como o desenho, a pintura, os rabiscos, a dança e brincadeira, a criança se comunica com o mundo, desenvolvendo a imaginação e criatividade, representando a realidade em que vive através de seu ponto de vista. Considerando que ela demonstra seus sentimentos com ações e expressões.

Biografia do Autor

Wanessa Pinto Lima, UFSM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, Graduada em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia UNAMA, pós graduada em Gestão de Pessoa pela Uninter. Docente no Senac e no IRDE - Instituto Rio Grandense de Desenvolvimento Educacional.

Andressa Wiebusch, UFSM

 Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Gestão Educacional (UFSM). Mestrado em Educação (UFSM). Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Docência no Curso de Pedagogia Ead da UFSM.

Publicado
15-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica