APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA SEM BARREIRA

  • Liliane Rezende Anastacio UEMG

Resumo

Propomos apresentar como a aprendizagem colaborativa de um grupo de estudantes e professores do curso de Licenciatura Plena em Matemática esteve presente em um ambiente virtual para implementação e desenvolvimento de um projeto de extensão. Diante da Pandemia da COVID19 e a suspensão das aulas presenciais, foi preciso utilizar ferramentas digitais já utilizadas na EAD para a continuidade do processo de ensino aprendizagem de forma remota. Foi possível compreender que o Ensino Remoto se diferencia em vários aspectos da EAD, porém, estudos e reflexões se fazem necessários para compreender que a socialização do conhecimento nos leva a uma aprendizagem colaborativa, mesmo sem presença física, utilizando os meios digitais. O projeto de extensão Matemática sem Barreiras se desenvolveu totalmente à distância através de uma aprendizagem colaborativa com seus integrantes. A aprendizagem se aprimora com o desenvolvimento do conhecimento que não é linear. É preciso acontecer a partilha que pode ser feita à distância, possibilitando novas formas para a educação, valorizando as competências dos alunos, através da cooperação e colaboração. Esses assuntos ainda estão sendo aprofundados através de pesquisa dentro da universidade.

Publicado
14-12-2020
Seção
Processo de Pesquisa em Educação