FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO
RELAÇÃO CONCEITUAL E PRÁTICA COM O PROJETO MARATONA DO CONHECIMENTO
Resumo
A temática formação continuada de docentes ainda é um desafio frente às políticas externas e internas a escola, bem como para a construção da identidade dos professores. No município de Pato Branco foi estruturado em 2014 um projeto com o objetivo de subsidiar as políticas públicas municipais no sentido de melhorar a qualidade da educação e os índices na educação pública obtidos nas avaliações em larga escala. Ele contempla atividades, elaboração de projetos locais com temas pré-definidos, avaliação de conhecimentos elaborada e aplicada pela Secretaria Municipal de Educação e a participação desses alunos nas avaliações externas: Prova Brasil e Prova Paraná e pretende reencantar a rotina escolar, estimulando a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, instigando a criatividade de alunos e professores e servindo como ponto de partida para a formação continuada docente nas semanas pedagógicas municipais e nas ações pontuais desenvolvidas nas próprias escolas. A proposta desse estudo é analisar a relação conceitual e prática do projeto Maratona do Conhecimento com a formação continuada de docentes do município de Pato Branco no período 2014 a 2019, compreender suas conexões, implicações e inferências no desempenho dos alunos nas avaliações externas levando em consideração a gestão educacional e as políticas educacionais brasileiras que estabelecem bases e fundamentos da educação.