FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO

RELAÇÃO CONCEITUAL E PRÁTICA COM O PROJETO MARATONA DO CONHECIMENTO

Autores

Resumo

A temática formação continuada de docentes ainda é um desafio frente às políticas externas e internas a escola, bem como para a construção da identidade dos professores. No município de Pato Branco foi estruturado em 2014 um projeto com o objetivo de subsidiar as políticas públicas municipais no sentido de melhorar a qualidade da educação e os índices na educação pública obtidos nas avaliações em larga escala. Ele contempla atividades, elaboração de projetos locais com temas pré-definidos, avaliação de conhecimentos elaborada e aplicada pela Secretaria Municipal de Educação e a participação desses alunos nas avaliações externas: Prova Brasil e Prova Paraná e pretende reencantar a rotina escolar, estimulando a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, instigando a criatividade de alunos e professores e servindo como ponto de partida para a formação continuada docente nas semanas pedagógicas municipais e nas ações pontuais desenvolvidas nas próprias escolas. A proposta desse estudo é analisar a relação conceitual e prática do projeto Maratona do Conhecimento com a formação continuada de docentes do município de Pato Branco no período 2014 a 2019, compreender suas conexões, implicações e inferências no desempenho dos alunos nas avaliações externas levando em consideração a gestão educacional e as políticas educacionais brasileiras que estabelecem bases e fundamentos da educação.

Biografia do Autor

  • Sueli Ribeiro Comar, Unioeste Campus Francisco Beltrão

    Sueli Ribeiro Comar

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Pós Graduação em Administração Escolar, Orientação e Supervisão pela UNOPAR( 2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Foi membro do Grupo de Pesquisa(Políticas Públicas e Organização do Trabalho na Escola -UEM) no período de maio de 2004 a fevereiro de 2007. Esteve inserida no Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas e Gestão Educacional -UEM) de 2007 a 2009. Foi Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e Prática da Educação -UEM. de 2007 a 2009. É Professora Adjunta do CCH da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE) onde ministra a Disciplina de Política Educacional. Assessora Pedagógica da Direção. Está inserida no Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação e realiza pesquisas no campo da Política Educacional, Gestão Escolar, Organização e Planejamento Escolar, Educação, Avaliação em Larga Escala, Neoliberalismo e Formação de Professores. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação com a Disciplina "Ciência, Conhecimento e Educação". Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/2016.

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Publicado

14-12-2020

Edição

Seção

Trabalho Docente e Formação de Professores