FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO

RELAÇÃO CONCEITUAL E PRÁTICA COM O PROJETO MARATONA DO CONHECIMENTO

Resumo

A temática formação continuada de docentes ainda é um desafio frente às políticas externas e internas a escola, bem como para a construção da identidade dos professores. No município de Pato Branco foi estruturado em 2014 um projeto com o objetivo de subsidiar as políticas públicas municipais no sentido de melhorar a qualidade da educação e os índices na educação pública obtidos nas avaliações em larga escala. Ele contempla atividades, elaboração de projetos locais com temas pré-definidos, avaliação de conhecimentos elaborada e aplicada pela Secretaria Municipal de Educação e a participação desses alunos nas avaliações externas: Prova Brasil e Prova Paraná e pretende reencantar a rotina escolar, estimulando a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, instigando a criatividade de alunos e professores e servindo como ponto de partida para a formação continuada docente nas semanas pedagógicas municipais e nas ações pontuais desenvolvidas nas próprias escolas. A proposta desse estudo é analisar a relação conceitual e prática do projeto Maratona do Conhecimento com a formação continuada de docentes do município de Pato Branco no período 2014 a 2019, compreender suas conexões, implicações e inferências no desempenho dos alunos nas avaliações externas levando em consideração a gestão educacional e as políticas educacionais brasileiras que estabelecem bases e fundamentos da educação.

Biografia do Autor

Sueli Ribeiro Comar, Unioeste Campus Francisco Beltrão

Sueli Ribeiro Comar

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Pós Graduação em Administração Escolar, Orientação e Supervisão pela UNOPAR( 2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Foi membro do Grupo de Pesquisa(Políticas Públicas e Organização do Trabalho na Escola -UEM) no período de maio de 2004 a fevereiro de 2007. Esteve inserida no Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas e Gestão Educacional -UEM) de 2007 a 2009. Foi Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e Prática da Educação -UEM. de 2007 a 2009. É Professora Adjunta do CCH da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE) onde ministra a Disciplina de Política Educacional. Assessora Pedagógica da Direção. Está inserida no Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação e realiza pesquisas no campo da Política Educacional, Gestão Escolar, Organização e Planejamento Escolar, Educação, Avaliação em Larga Escala, Neoliberalismo e Formação de Professores. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação com a Disciplina "Ciência, Conhecimento e Educação". Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/2016.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores