A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ANÁLISE DO PERÍODO PÓS-CONSTITUIÇÃO DE 1988

  • Geomara Balsanello UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Joviles Vitório Trevisol UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

Essa pesquisa se propôs a investigar a expansão da PG no Brasil nos últimos 30 anos (1988 a 2018). Desse modo, considerando o contexto das políticas de expansão do ensino superior, priorizou-se o levantamento, a organização e a análise dos dados de expansão PG brasileira nesse período, nas suas mais diversas dimensões: programas, matrículas, titulações e bolsas ofertadas. A escolha deve-se a distintas razões, entre as quais o fato de, em 2018, o país ter comemorado 30 anos da promulgação da CF de 1988. As três décadas oferecem elementos suficientes para um estudo longitudinal, com vistas a identificar relações, dinâmicas, avanços e desafios. Trata-se de uma pesquisa oportuna e relevante na medida em que permite compreender as dinâmicas de expansão da PG neste espaço-tempo.

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares