FLORESTAN FERNANDES

UM EDUCADOR INTERPRETANDO O BRASIL

  • Camila Grosseli Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Claudecir dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

No ano em que se comemora o centenário de Florestan Fernandes, um professor, pesquisador, sociólogo e político, mas, acima de tudo, um cidadão brasileiro, autor de uma obra que nos ajuda a interpretar o Brasil, consideramos importante e necessário problematizá-la a fim de melhor compreendermos essa condição que estamos atribuindo a sua obra.  O objetivo desse trabalho, portanto, é perceber em que medida a obra, em especial a Sociologia de Florestan Fernandes, se apresenta como um “sistema” para interpretar o Brasil. Para tanto, recorremos a um estudo bibliográfico guiado pelo analítico-reconstrutivo e interpretativo, que nos permite resgatar as diferentes temáticas trabalhadas em suas obras. Vale ressaltar que o presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de Conclusão de Curso sobre essa temática, ou seja, é fruto de uma pesquisa em andamento, contudo, em função dos resultados já alcançados, a defesa aqui expressa é que a obra de Florestan Fernandes apresenta as condições para ser estudada como um “sistema” que nos permite fazer uma interpretação do Brasil. É esta percepção/defesa que estamos trazendo para o debate ao inscrever o trabalho nesse evento.

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação