O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

PUBLICAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

 

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma temática que ganhou crescente relevância no campo da Educação Especial nos últimos anos. Este texto evidencia o resultado de um projeto de iniciação científica cujo objetivo foi identificar como o AEE é avaliado nas pesquisas publicadas nas edições da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -  Anped Nacional e da Anped Sul, nos últimos dez anos. O problema de pesquisa que orientou o estudo assim se constitui: Como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é avaliado nas pesquisas publicadas nas edições da Anped Nacional e da Anped Sul, nos últimos dez anos? Do problema de pesquisa derivaram as seguintes perguntas de estudo: Qual a avaliação das fragilidades e potencialidades do AEE segundo as pesquisas publicadas na Anped acerca do tema? Como os pesquisadores do AEE avaliam a exequibilidade dessa estratégia de inclusão prevista na Política Nacional de Educação Especial? A metodologia adotada foi a metapesquisa, ou seja, pesquisa da pesquisa. Para tal, houve uma busca nos bancos de dados da Anped Nacional e Anped Sul Regional, nos eixos que tratam da Educação Especial, no período de 2009 a 2019.

 

Biografia do Autor

  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

     

  • Bernardete Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

    Estudante do sétimo período de Pedagogia na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

    Bolsista de iniciação científica - Pesquisa do Programa PIBIC/FAPE, custeada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da Unochapecó, em consonância com a Política de Pesquisa da Unochapecó.

    Integrante do Grupo de Pesquisa O Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

    Bolsista de Estágio não obrigatório no Colégio Peixinho Feliz.

  • Cynthia Pereira Da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

    Acadêmica do quinto período de Pedagogia na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Bolsista de Iniciação á Docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID) entre 2018/2,  2019/1 e 2019/2.  Bolsista de Iniciação Científica - Pesquisa do Programa PIBIC/FAPE, custeada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da Unochapecó entre 2019/2 e 2020/1. Integrante do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas com a pesquisa  referente ao "O Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"  e bolsista de estágio não obrigatório no Colégio Marista São Franscisco.

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Publicado

15-12-2020

Edição

Seção

Políticas Educacionais Políticas Curriculares