REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES INICIANTES

  • Ana Paula Pereira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernanda Warken
  • Nadiane Feldkercher

Resumo

   

Esse estudo foi motivado pela vinculação das autoras no projeto de pesquisa “Inserção profissional no ensino: sujeitos, trajetórias, contextos e práticas”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada em Marcelo García (1999), Nóvoa (2019), Huberman (2000), Feldkercher (2017) e Cruz (2020) que busca discorrer sobre a iniciação à docência e refletir sobre as práticas pedagógicas de professores que se encontram nesta etapa da carreira. Assim, nesta escrita buscamos responder aos seguintes questionamentos: como se define o ingresso na carreira docente? O que se sugere para o acompanhamento do profissional que se inicia no magistério? Como se caracteriza as práticas pedagógicas dos professores iniciantes?

Publicado
14-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica