A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Victória Louise de Paula Santos Carminatti Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Luana Possebon Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Oto João Petry

Resumo

Tendo em vista que a formação do sujeito não se dá somente em um espaço e com um determinado grupo social, a prática educativa não se configura como ato que ocorre somente na escola, mas nos demais locais frequentados pelos sujeitos. De acordo com Libâneo (2010), tais espaços podem ser classificados como formais (instituições escolares), não-formais (sindicatos, espaços culturais como museus, agricultura familiar etc.) e informais (empresas, meios de comunicação, igrejas etc.). O tema desta pesquisa volta-se, portanto, à formação do profissional pedagogo para atuar nos diferentes espaços não-formais de educação, com análise, em especial, do programa de formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.

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Publicado

10-02-2021

Edição

Seção

Políticas Educacionais Políticas Curriculares