A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDOESTE DO PARANÁ

ESCOLAS, DOCENTES, ESTUDANTES, RISCOS DE FECHAMENTO E RENUCLEAÇÃO INTRACAMPO

  • Daniele Cardoso Unioeste
  • Carlos Antônio Bonamigo Unioeste

Resumo

Este texto objetiva mapear a educação do campo no Sudoeste do Paraná: escolas, docentes, estudantes, riscos de fechamento e renucleação intracampo. Para isso, será apresentada uma atualização dos dados de 2019 para 2020 dos Núcleos Regionais de Educação de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco. Pretende-se, ao mesmo tempo, com o desenrolar da pesquisa, caracterizar a política educacional implementadas nas escolas do campo no que se refere à situação do quadro de professores: Quadro Próprio do Magistério (QPM) e Processo Seletivo Simplificado (PSS), avaliando a rotatividade de professores nestas escolas e, sobretudo, avaliar como as escolas do campo são afetadas qualitativamente por essa rotatividade. Esta pesquisa orienta-se por uma abordagem bibliográfica em torno das políticas educacionais para educação do campo e pelo levantamento documental de dados quantitativos por meio de relatórios, dissertações, teses, banco de dados oficiais, Secretaria Estadual e Municipais de Educação, Censo Escolar, documentos, plataformas on line, além de outros instrumentos que possibilitem a localização e a sistematização dos dados pretendidos pela pesquisa.

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares