A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Crislaine Keila de Amaral Schmitz UNIOESTE- Francisco Beltrão

Resumo

Ler e escrever são a construção de patrimônio cultural da humanidade, é por meio destes que se preserva o que já foi construído até hoje. O contato com a leitura começa bem cedo para as crianças que frequentas os centros de Educação Infantil, nesta fase ainda o contato com a leitura é por meio da literatura e momentos de ouvir histórias. Portanto, é imprescindível que o professor ofereça o maior número possível de gêneros textuais para o contato da criança, entre eles fábulas, poesias, contos de fadas e regionais, lendas e parlendas. É necessário que o professor explore diferentes possibilidades e suportes para apresentar as histórias para as crianças. Neste artigo, será apresentada inicialmente uma base teórica entre os autores Cardoso, Fonseca e Parreiras (2012) e práticas próprias da autora na rotina de Educação Infantil para enriquecer o acesso à leitura das crianças. O principal objetivo é que ao final da leitura deste estudo o professor tenha motivação para desenvolver vivências reais também com seus alunos, afinal, precisamos incentivar a prática da leitura desde a infância.

Publicado
15-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica