A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: RELEVÂNCIA DO TRABALHO ARTICULADO COM AS FAMÍLIAS
Palavras-chave:
Família. Educação Infantil. Transtorno do Espectro Autista. InclusãoResumo
O acesso à educação e o direito à aprendizagem são garantias constitucionais universais, asseguradas a todos os brasileiros como responsabilidade do Estado e da família. Nessa perspectiva este artigo sintetiza e discute alguns aspectos relacionados, explicitando a relação entre a escola e a família e sua interferência no processo de inclusão escolar e na evolução dos educandos com Transtorno do Espectro Autista nas diferentes áreas. Buscou-se explicitar a relação entre família e escola e a sua interferência no processo de inclusão escolar e na evolução dos educandos com transtorno do espectro autista nas diferentes áreas do desenvolvimento e principalmente a aprendizagem como principal objetivo desta pesquisa. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância da relação entre família e escola; a criação de mecanismos de fortalecimento dessa relação; a importância do professor conhecer as famílias, bem como identificar seu papel de suporte no contexto educacional inclusivo e a necessidade da constante capacitação dos professores para orientar os familiares em relação ao processo de aprendizagem, uma vez que família e escola são co-participantes no processo de inclusão.
