A ESCOLA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E AGENDA NEOLIBERAL

Autores

  • Flavia Bé Ceratto Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Angélica Bort Pierezan Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Palavras-chave:

Agenda Neoliberal, Educação Inclusiva. , Políticas públicas

Resumo

A escola em sua perspectiva inclusiva é tema de discussões acaloradas no cenário atual. Alguns contra o modelo que a inclusão se instala nos espaços, outros a favor e defendendo que ela ocorreria de maneira muito bem-sucedida, e ainda, alguns com ressalvas. Mas o que ninguém discorda é que a inclusão e a educação para todos vem para garantir os direitos dos grupos historicamente excluídos e discriminados. Desta maneira, o tema deste trabalho se apresenta como "A Escola na perspectiva inclusiva e agenda neoliberal". Apresenta como objetivo tensionar as discussões sobre a inclusão e as políticas públicas que garantem esse direito, considerando a sociedade neoliberal em que se encontram. Para isso, usa de uma metodologia qualitativa, de natureza básica e abordagem bibliográfica, ao ponto que não se busca colocar um ponto final nas inquietações iniciais, mas, estabelecer novas possibilidades de entendimento e relações do contexto abordado.

Biografia do Autor

  • Flavia Bé Ceratto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

    Mestranda do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. Contato: flavia.ceratto@unochapeco.edu.br

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Publicado

20-10-2025