ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA PERSPECTIVA DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas, Inclusão, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar os instrumentos de avaliação proposto pela plataforma de avaliação contínua (CAEd) instituída pelo Governo Federal no âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) na promoção da educação especial na perspectiva inclusiva. Utiliza a abordagem qualitativa, com foco em pesquisa bibliográfica e documental. Embora o Decreto nº 11.556/2023 traga avanços significativos ao considerar o uso pedagógico das avaliações e incluir a educação especial entre seus critérios de atenção, ainda é necessário viabilizar as adaptações entre avaliação com as necessidades educacionais específicas apresentadas pelas crianças.

 

Biografia do Autor

  • Iloni Frey Manfroi, UFFS

    Mestre em Educação pela UFFS. Professora da Educação Básica – Secretaria Municipal da Educação de Santa Helena/SC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/CNPq/UFFS).

Arquivos adicionais

Publicado

20-10-2025