O processo de formação inicial em Educação Física de uma acadêmica com deficiência visual

  • Alessandra Morgenstern Garbin
  • Juliana Aparecida Betlisnki
  • Carla dos Reis Rezer
  • Deizi Domingues da Rocha

Resumo

As pessoas com deficiência estão conquistando espaços e rompendo barreiras junto à sociedade. A inserção de estudantes com deficiência no Ensino Superior vem crescendo consideravelmente nos últimos 20 anos (RODRIGUES e CHAVES, 2012). Foi através da inserção por matrícula de uma estudante com deficiência visual no curso de Educação Física (Licenciatura) da Unochapecó, que sentimos a necessidade de estudar o processo de formação inicial, pois no decorrer da graduação, somos questionados sobre as estratégias que utilizamos para que todos sejam incluídos nas aulas de Educação Física, no entanto, como se dá o processo de formação docente para uma pessoa com deficiência visual? Quais são as práticas inclusivas? Quais as estratégias utilizadas pelos professores formadores?

Publicado
18-08-2021