Ler e Escrever na Universidade:
análise dos processos formativos de acadêmicos atuantes com co-formadores em projeto de ensino interdisciplinar
Resumo
Desenvolvido no âmbito dos Novos Estudos do Letramentos, o objetivo geral do estudo é investigar os impactos no processo de formação inicial de acadêmicos do curso de Letras, participantes como co-formadores, em um projeto de ensino em prol de letramentos acadêmico-científicos. Para tanto, foram analisadas entrevistas semiestruturadas e dispositivos didáticos elaborados pelos participantes. O contexto analisado foi uma oficina sobre gêneros acadêmicos voltada a ingressantes do curso de Pedagogia, de uma universidade estadual do interior do Paraná, ministrada por estudantes do curso de Letras orientados para tal finalidade. Como o intuito da pesquisa é analisar a formação docente de dois estudantes voluntários, nomeados de co-formadores, os participantes convidados foram apenas os do curso de Letras, não estando no escopo deste trabalho a análise da oficina em si, mas os impactos na formação docente dos co-formadores. A pesquisa está pautada em conceitos relativos aos letramentos acadêmicos e às noções de eventos e práticas de letramentos decorrentes de tal filiação epistemológica.