Explorando o Gênero Resenha Acadêmica em Percurso Formativo para Cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Resumo
As autoras deste artigo, como integrantes do Lila- Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos, idealizam e trabalham em prol da promoção de práticas coletivas, colaborativas e interinstitucionais em prol dos letramentos acadêmico-científicos, juntamente com pesquisadores(as) de onze universidades públicas paranaenses ( sete públicas e quatro federais) desde sua fundação em agosto de 2020 até fevereiro de 2024. A coordenação geral do LILA é da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) que deste a sua criação vem liderando e apoiando a idealização e implementação de diversas ações em âmbito estadual, nacional e internacional. São diversas as ações possíveis previstas pelo projeto do laboratório e, dentro deste contexto das ações do LILA, sete professores pesquisadores e membros do LILA (incluindo as autoras) de duas universidades estaduais do estado do Paraná (UNESPAR, campi de Apucarana e Campo Mourão e UENP) e três licenciandos em Letras/Inglês (UNESPAR -Apucarana) trabalharam da primeira à última fase (planejamento, elaboração de materiais, implementação e avaliação) na criação de um percurso formativo para professores oriundos ds cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis destas instituições. O objetivo do percurso, tais como as demais ações do LILA, conforme anteriormente exposto, é o de promover práticas coletivas e colaborativas em prol dos letramentos acadêmico-científicos. No que concerne aos objetivos deste estudo, visamos apresentar sucintamente o plano global do percurso focalizando, como forma de recorte, o sexto encontro dos sete que compuseram o percurso formativo no qual exploramos o gênero acadêmico “resenha”. Iniciamos a ação convidando tanto os coordenadores de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis das duas universidades estaduais em questão como também os incentivando a convidar demais participantes de seus colegiados. A finalidade deste encontro inicial foi o de conhecer demandas em prol de Letramentos Acadêmicos oriundas destes cursos assim como apresentar nossa intenção de construirmos e implementarmos colaborativamente um percurso para atender tais demandas. Após esse primeiro encontro, propusemos uma delimitação de gêneros textuais a serem explorados mediante o levantamento das necessidades apontadas pelos professores das culturas disciplinares em foco e um cronograma de encontros síncronos. Definimos sete encontros síncronos a serem realizados de agosto a dezembro de 2022 via google meet, dada a distância física dos professores das Instituições e campi participantes. Para um maior aprofundamento das discussões e para propiciar maior espaço para compartilhamento de experiências na prática de leitura e/ou escrita vivenciadas pelos professores participantes, os membros do Lila envolvidos no delineamento do percurso, propuseram que os sete encontros síncronos fossem acompanhados de atividades assíncronas que foram alojadas no google classroom. Após a apresentação deste delineamento, tivemos a adesão de 13 professores no percurso formativo, sendo nove oriundos do curso de Ciências Econômicas e quatro do curso de Ciências Contábeis.