Conceitos Axiológicos Mobilizados em uma Proposta de Leitura Interacionista e Dialógica por Professores da Educação Básica

  • André Felipe Pereira de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
Palavras-chave: Estudos Dialógicos da Linguagem, Conceitos Axiológicos, Proposta de Leitura, Professores da Educação Básica

Resumo

O presente estudo parte do tema leitura e ensino de língua em perspectivas interacionista e dialógica, no contexto de formação continuada de professores da rede pública, ensino fundamental – Anos Finais. O interesse temático dessa pesquisa busca razão nas dificuldades dos alunos quanto às compreensões leitoras da palavra e do mundo, sobretudo, após atravessarmos uma das piores crises sanitárias e sociais decorrentes da Pandemia de Covid-19. Por esse motivo, a contribuição acadêmico-social do presente estudo visa desenvolver, de forma colaborativa, no professor da educação básica, as condições formativas necessárias para um trabalho com as axiologias sociais da linguagem no processo de desenvolvimento da leitura, uma vez que os enunciados concretos, por meio dos quais os sujeitos estabelecem interação no mundo, constituem-se, na condição de linguagem, de tons valorativos, de sentimentos, de emoções, de valores culturais, sociais e históricos inerentes à natureza social. O objetivo geral é compreender como os conceitos axiológicos se configuram em uma proposta de leitura valorada, enquanto manifestação social do complexo mundo da linguagem, de modo a ampliar a consciência socio-histórica e ideológica de professoras em contexto de formação continuada. Especificamente, busca-se: (i) identificar as concepções de linguagem e de leitura trabalhadas pelas professoras; (ii) descrever os aspectos teórico-metodológicos considerados, assim como aqueles a serem ampliados, no fluxo de execução das ALV (Atividades de Leitura Valorada), em situação de formação continuada; (iii) caracterizar o processo de compreensão valorada das docentes aos exercícios realizados, durante os ciclos do curso de formação continuada; (iv) refletir sobre as perspectivas e dificuldades para a ampliação interacionista e dialógica das atividades de leitura valorada, no contexto de formação continuada com as docentes e, consequentemente, para sua efetivação na sala de aula

Publicado
04-03-2024