Uma Proposta Interdisciplinar e Multiletrada de Estudo do Gênero Discursivo no Ensino Superior.

  • João Carlos Rossi Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Estudos Dialógicos da Linguagem, Leitura e Produção Textual, Gênero Podcast

Resumo

O manifesto Pedagogia dos Multiletramentos, fruto das reflexões promovidas pelo Grupo de Nova Londres, em 1996, aponta para a necessidade de as unidades de ensino valorizarem os novos letramentos da sociedade contemporânea (Rojo, 2009, 2012). Esse novo olhar, envolve compreender a língua em seu caráter social, evolucionista, contemplando as múltiplas formas de manifestação da língua(gem), tal preconizadas pelo Círculo de Bakhtin (Bakthin, 2016[1979]; Volóchinov, 2017[1929]). Nesse horizonte, os gêneros discursivos do campo de atividade humana digital ganham destaque na atualidade, sendo o gênero podcast um deles. À vista disso, em um diálogo interdisciplinar no Ensino Superior, entre os componentes curriculares Estudos da Língua Portuguesa I: fonética e fonologia e Estudos da Língua Espanhola III, do Curso de Letras – Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, problematiza-se a prática da oralidade, envolvendo aspectos fonéticos e fonológicos, em contexto digital, bilíngue, por meio do gênero discursivo podcast. O trabalho mostra-se de suma importância, visto que a oralidade é um dos eixos constitutivos das ementas de cada seguimento, sendo desafiante para muitos docentes, assim como apresentado por Luna (2020). Desse modo, neste resumo, tem-se como objetivo refletir acerca de uma prática interdisciplinar, multiletrada, bilíngue, desenvolvida no Ensino Superior, com o gênero podcast e apresentar alguns resultados desse diálogo interdisciplinar, ancorados metodologicamente na área da Linguística Aplicada, conforme se discute a seguir.

Publicado
03-03-2024