A Tessitura da Contrapalavra Discente no Gênero Discursivo Notícia Radiofônica Escolar:

entre fios orais e o valor humano

  • Michelly Dayane Soares Nogueira Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará – UFPA
Palavras-chave: Estudos Dialógicos da Linguagem, Projeções Valorativas, Gêneros Discursivos, Notícia Radiofônica Escolar

Resumo

Este trabalho faz parte da nossa Dissertação de Mestrado, em fase de conclusão, cuja temática versa sobre o estudo teórico-prático sobre as projeções valorativas no gênero discursivo notícia radiofônica escolar, a partir do trabalho com alunos da 1ª série do Ensino Médio. A investigação partiu do questionamento: “De que forma os alunos da 1ª série do Ensino Médio evidenciam projeções valorativas na produção oral de notícias radiofônicas escolares?” e tem como objetivo geral compreender as projeções valorativas, como reação-resposta aos já-ditos, na produção oral de notícias radiofônicas escolares de alunos da 1ª série do Ensino Médio, sob o viés da Concepção Dialógica da linguagem. À Luz da Linguística Aplicada, a pesquisa pauta-se nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003[1979]; 2016[1979]; Volóchinov, 2019; 2021[1929/1930]) e em pesquisadores que seguem esta vertente (Menegassi et al., 2022; Menegassi; Costa-Hübes, 2021; Acosta Pereira; Costa-Hübes 2021; OHUSCHI, 2013, dentre outros). Como justificativas para a realização deste trabalho, elencamos: a) A importância dos estudos da oralidade e da entonação valorativa na formação discente, bem como b) A elaboração de propostas de intervenção, em contexto escolar, que contemplem as modalidades escrita e oralidade, a partir dos estudos dos gêneros discursivos.

Publicado
03-03-2024