Notícia na Web:
uma proposta de leitura dialógica
Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profletras (UEM), finalizada no ano de 2023, cujo tema é a prática de leitura de notícia on-line para 8º ano do Ensino Fundamental II e está circunscrita na área da Linguística Aplicada, com metodologia qualitativo-interpretativista de natureza propositiva, na medida em que apresenta uma proposta de intervenção que incide sobre a prática de leitura do referido gênero discursivo, a notícia on-line (Bento, 2023). O problema de pesquisa surgiu a partir da observação e vivência de vários “gargalos pedagógicos”, um deles diz respeito às dificuldades de desenvolver um material didático-pedagógico que oportunize a formação de leitores críticos, à luz da perspectiva dialógica. Dessa maneira, o referencial teórico ancora-se nos estudos dialógicos e na perspectiva interacionista da linguagem. Partimos do pressuposto de que a leitura de notícias on-line, na perspectiva dialógica da linguagem, pode contribuir para a construção de visões de mundo, pois a neutralidade discursiva é aparente. Nesse sentido, a prática de leitura desse gênero discursivo é muito importante para o desenvolvimento da leitura crítica do aluno-leitor. Assim, o objetivo da pesquisa foi elaborar uma Unidade Didática (UD) de leitura de notícias on-line para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, à luz das perspectivas interacionista e dialógica da linguagem. A UD é composta por quatro módulos que contemplam atividades de sondagem, atividades sobre as dimensões social e verbo-visual das notícias on-line selecionadas e a produção da contrapalavra do aluno. Para este trabalho, recortamos algumas das atividades elaboradas referentes à dimensão social do enunciado, a fim de caracterizá-las à luz do arcabouço teórico-metodológico que fundamentou a pesquisa.