Iniciação Científica como Promotora de Letramentos Acadêmicos e Científicos

  • Paula Baracat De Grande Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Gabriela Martins Mafra Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina – UEL
Palavras-chave: Letramentos Acadêmico-Científicos, Iniciação Científica, Escrita

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa em fase inicial “A Iniciação como espaço de emergência de novas questões de pesquisa: explorações iniciais”, inserido no LILA – Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos”. O objetivo geral da pesquisa é investigar como a Iniciação Científica (IC) pode promover a emergência de questões de pesquisa antes invisibilizadas no contexto acadêmico-científico. A perspectiva teórica adotada advém da perspectiva sócio-cultural dos Estudos de Letramento (Kleiman, 1995; Street, 1984; Heath, 1983; Vianna et. al., 2016), a qual entende que a escrita é uma tecnologia que constitui múltiplas práticas sociais que ocorrem em determinada situação, sempre indissociável do contexto, em eventos de letramento específicos segundo as normas de diversas instituições ou esferas de comunicação. Assim, as práticas de letramento são situadas em contextos de poder e ideologia, não são uma habilidade neutra e técnica (Street, 1984, 1993), o que o leva a reconhecer uma multiplicidade de letramentos. A escrita de estudantes universitários, portanto, é entendida como prática social, relacionada a aspectos epistemológicos e identitários, nunca uma mera questão técnica (Lea, Street, 1998). Neste texto, almejamos abordar dois dos objetivos específicos: i) realizar histórico da IC nas IES públicas paranaenses; e ii) levantar números atuais da IC no Paraná. Tais levantamentos se justificam, dentro do projeto, por fornecerem um panorama histórico e atual do fenômeno em investigação para sua compreensão de maneira abrangente e aprofundada. Para isso, faremos análises documentais e bibliográficas.

Publicado
03-03-2024