O PIBID E SUAS INTERFACES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Joce Daiane BORILLI POSSA Unochapecó
  • Lisaura Maria Beltrame
  • Laura Luiza Kilian de Paula
  • Layza de Oliveira Souza
Palavras-chave: PIBID, Educação Infantil, Pedagogia

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem por objetivo realizar articulação entre teoria e prática que fundamentam a formação profissional dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da UFFS. O PIBID Pedagogia - subprojeto Educação Infantil está inserido no Centro de Educação Infantil Municipal Criança Feliz, desde outubro de 2022. Durante este período, os acadêmicos bolsistas tiveram a oportunidade de inserir-se nos processos pedagógicos da instituição, bem como articular as teorias educacionais estudadas durante o programa.O programa visa a práxis educativa, ou como nos diz Freire, a conexão teoria e prática junto a escuta das crianças. Embasados em autores como Gadotti (2003), Moura e Santiago (2021), Veiga (1999), Maraschin e Beltrame (2018), e entre outros, e os que discutem especificamente a educação infantil, foco deste programa, como: Arroyo (1999), Craidy (1998), Tiriba (2017), Barros (2008) e Fochi (2018).Destaca-se que a partir do movimento de leitura e inserção no contexto da educação infantil, crianças e educadores da educação pública municipal constroem cotidianamente os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, ação está desenvolvida para dar suporte à construção docente dos pibidianos.

Publicado
19-02-2024