OFICINA DE TERRÁRIO: MINI ECOSSISTEMA

  • Kerita Silva Camargo Nascimento UFFS
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
  • Fabieli Hertz Rhode
  • Madalena Schmitt Scheid

Resumo

A construção de um terrário explora a perspectiva de interação e troca de saberes, contemplando a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e as relações ecológicas. A metodologia da experimentação constitui uma ferramenta que possibilita ao estudante engajar-se de maneira dialógica e ativa, propiciando momentos de aprendizagem científica de forma dinâmica e interativa. Desta forma, é possível a construção do conhecimento dos alunos por meio da atividade experimental, onde se propõe a problematização e o questionamento de modo reflexivo com os alunos envolvidos, sendo a proposta não se restringe à criação de cientistas, mas a formação de indivíduos capazes de observar e abordar os fenômenos do mundo com profundidade, em vez de superficialidade. O objetivo ao explorar o uso de um terrário como ferramenta é para avaliar a compreensão de conceitos científicos por meio de investigação e atividades que contemplam o cooperativismo. Esse processo não apenas estimula a participação ativa do aluno, mas promove uma compreensão profunda dos conceitos ao relacioná-los diretamente com a prática, ampliando assim a eficácia do processo educativo.

Publicado
19-02-2024