O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO A PARTIR DO TEMA “OS PROBLEMAS ENVOLVENDO A POBREZA MENSTRUAL NO BRASIL”
Resumo
O presente trabalho é um relatório de experiência sobre a prática de sala de aula do CCR de Estágio curricular supervisionado em Língua Portuguesa II, aplicado em turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio em escolas de Cerro Largo, Cândido Godói e Porto Xavier, que teve como objetivo desenvolver o estudo e produção do texto dissertativo-argumentativo com base no modelo de redação exigido pelo Exame nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir de discussões sobre a temática “Problemas envolvendo a pobreza menstrual no Brasil”. Além disso, a prática visou desenvolver a criticidade dos alunos por meio das discussões sobre a temática e do processo de leitura dos textos motivadores e da escrita e reescrita da dissertação. Ademais, teve como foco principal demonstrar através do gênero dissertativo argumentativo o desenvolvimento da leitura, interpretação, bem como a formação de opinião e defesa de ideias usando habilidades argumentativas através de atividades de produção e reescrita do texto.