ENSINANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO: ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA

  • Stella Domenica Poggere Gutervil Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Laura Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vanessa Silva Retuci Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gilza Maria de Souza-Franco Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Izabel Aparecida Soares Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: anatomia, ensino, atividade, extensionista

Resumo

O estudo concentra-se na participação dos pibidianos em um projeto de Extensão Universitária objetivando atender às necessidades formativas e de conscientização da comunidade local em relação ao estudo de anatomia humana. O propósito central do estudo é relatar a integração dos pibidianos em atividades de extensão envolvendo alunos do ensino fundamental I e universitários da Universidade Aberta à Terceira Idade no Laboratório de Anatomia Humana, buscando compreender o impacto dessa interação no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a pesquisa destaca a importância da Extensão Universitária como uma conexão vital entre a universidade e a comunidade, proporcionando benefícios mútuos. Os resultados deste estudo apontam que a integração dos pibidianos em atividades de extensão proporcionou uma experiência prática e interdisciplinar no ensino de Anatomia Humana. As atividades realizadas com alunos do ensino fundamental I e idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade resultaram em interações significativas, estimulando a curiosidade, o questionamento e a compreensão dos sistemas do corpo humano e foi possível responder a pergunta problema: como a integração dos pibidianos em atividades de Extensão Universitária contribui para o desenvolvimento da formação docente?

Publicado
05-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência