Os Benefíos OS BENEFÍCIOS DA PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Elizete Cantini Scheeren Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua
  • Daniel Biesek Tonin
  • Willian Narceu Duarte Lunkes
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A era moderna trouxe como resultado direto o surgimento de um novo sistema político e econômico baseado na criação de novas tecnologias capazes de aumentar a capacidade de produção para satisfazer as necessidades dos consumidores. Este aumento ocorreu, entre outras coisas, pela utilização de novas formas de utilização da informação e do conhecimento e pela crescente importância adquirida pelos fatores econômicos. Neste contexto, foram estabelecidas novas formas de relações homem-natureza baseadas na exploração ilimitada de recursos limitados da natureza, acompanhadas por um modelo crescente de produção e consumo. Uma consequência natural desta situação é a necessidade de reforçar a produção de energia, enquanto recurso importante para satisfazer as necessidades de produção e consumo no sistema atual (RELLA, 2017).

A energia eólica é uma forma de geração de eletricidade que aproveita a força dos ventos para produzir energia limpa e renovável. Essa tecnologia é parte fundamental de uma abordagem de natureza sustentável, pois possui várias características que a tornam amigável ao meio ambiente e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação das mudanças climáticas.

Neste sentido o objetivo deste estudo foi analisar como a energia eólica pode contribuir para a sustentabilidade por meio de uma investigação e construção de maquete pelos alunos de uma escola municipal de ensino fundamental.

A pesquisa sobre energia eólica é importante para obtenção do entendimento sobre sustentabilidade, incluindo a mitigação das mudanças climáticas, a preservação do meio ambiente e a promoção do bem-estar das pessoas de fundamental para o futuro sustentável do nosso planeta.

Publicado
19-02-2024