CONHECENDO O BRASIL COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PRODUÇÃO DO CADERNO REGIONAL

  • Victor Estevam Da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.
  • Bruna Zanetti
  • Alexandra Paulini Klaus
  • Lídia Lúcia Antongiovanni Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Regiões do Brasil, Prática Pedagógica, Residência Pedagógica

Resumo

A aplicação dos conteúdos programáticos em sala de aula pode ocorrer de forma dinâmica e fugindo de aulas expositivas. O ensino geográfico não necessita ocorrer somente na sala de aula e o livro didático não precisa ser o único recurso didático. Durante a experiência no residência pedagógica, foi proposto a produção de um Caderno Regional que sistematizasse os conhecimentos construídos em sala de aula, acerca da regionalização do Brasil (IBGE, 1970). Na execução, a expressão artistíca estava inclusa como critério avaliativo, assim como contrução de pesquisa em grupo e apresentações de jogos regionais dos estudantes aos colegas. Foi constatado que a atividade foi proveitosa e estimulante aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental, gerando resultados positivos.

Publicado
19-02-2024