ENSINANDO BIOTECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE O PIBID E AS ESCOLAS

  • Carlos Eduardo Cereto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Neusa da Silva
  • Nilvania Aparecida de Mello
  • Franciele Carla Soares
  • Gilza Maria de Souza-Franco

Resumo

Esse trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a articulação entre universidade e escola para o planejamento e a implementação de intervenções didáticas envolvendo bolsistas do PIBID Interdisciplinar - Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) do campus de Realeza, no Paraná. O objetivo deste trabalho é relatar nossa experiência diante do desafio da articulação entre escola e universidade a fim de planejar intervenções didáticas de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no contexto da Trilha de Aprendizagem de Biotecnologia. Considerando que a Biotecnologia, dentre suas abordagens, também pode contribuir com possibilidades e práticas alinhadas com a sustentabilidade, foi proposto o desafio de planejar e aplicar intervenções didáticas, pelos pibidianos, nas escolas campo envolvendo a biotecnologia com a temática da Permacultura.

Publicado
05-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência