SER PROFESSOR

O PROCESSO FORMATIVO E AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

  • Yasmin Pequini Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Maurício Escobar Correia Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Izabel Aparecida Soares
  • Gilza Maria de Souza-Franco
  • Vanessa Silva Retuci
Palavras-chave: PIBID, Licenciatura, Licenciando, Docência, Pibidianos

Resumo

O núcleo do PIBID Interdisciplinar em Ciências da Natureza, no campus Realeza-PR, é constituído por estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Química, os quais orientados e supervisionados, atuam em duas escolas da educação básica. Neste programa estão inseridos um total de 16 licenciandos bolsistas, duas supervisoras vinculadas à escola campo, três docentes orientadoras e um colaborador. 

Para desenvolvimento das atividades são utilizados espaços da universidade, bem como, de dois colégios atendidos pelo programa. Um deles é o Colégio Estadual Doze de Novembro, situado no município de Realeza-PR, com três turnos de atendimento, ofertando ensino fundamental II, curso de formação docente (antigo magistério), curso técnico em administração e ensino médio. E, o segundo é o Colégio Estadual Guilherme de Almeida, no município de Santa Izabel do Oeste-PR, com ensino integral, formação de docentes, ensino médio regular e técnico em administração.

Neste relato serão partilhadas experiências em atividades realizadas pelos pibidianos, orientadas e supervisionadas pela equipe de professores e colaboradores envolvidos.

Publicado
05-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência