A Formação Docente no 4° ano em 2023

Ensinando e aprendendo na escola pública

  • Luciele de Bairos Passos Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS
  • Gracialino da Silva Dias Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Deficit de Aprendizagem, Recomposição da Aprendizagem, Formação Docente

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação  a Docência - PIBID realiza uma pesquisa-ação nos anos iniciais do ensino fundamental, em três escolas públicas do município de Laranjeiras do Sul - PR. Trabalha-se com o déficit de aprendizagem nas escolas, resultado da baixa ou ausência de escolarização dos pais e responsáveis, como também de um agravante, a pandemia da COVID-19. Alunos que passaram 2 anos sendo alfabetizados em casa na pandemia sem as condições básicas necessárias apresentam várias dificuldades, diante disso, os bolsistas do programa trabalham com a recomposição da aprendizagem, pelo princípio da equidade, com atendimento individualizado e atividades de acordo com a dificuldade de cada aluno. Com isso é possível trabalhar a relação entre teoria e prática, melhorando cada vez mais a formação docente e ainda auxiliando no desenvolvimentos de alunos na educação básica. A pesquisa está em andamento, mas até então vários alunos já apresentaram melhora, como também, a formação docente é impulsionada a cada novo estudo, atividade ou experiência, durante a pesquisa-ação.

Publicado
17-02-2024