Vivenciando espaços escolares

A volta ao mundo em treze escolas

  • Khawana Thayna Penz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Amanda Silveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gilza Maria de Souza Franco Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vanessa Silva Retuci Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Izabel Aparecida Soares Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa aprimorar a formação de professores no Brasil. Criado em 2007 em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PIBID oferece bolsas a estudantes de cursos de licenciatura para ganharem experiência prática em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Este estudo foca no subprojeto PIBID Interdisciplinar Ciências da Natureza, Biologia e Química, na UFFS - Realeza/PR. Os participantes buscam melhorar a integração entre universidade e escola, contribuindo para a formação ampla de futuros professores de Biologia. Explorar o livro "Volta ao Mundo em 13 escolas", foi uma das atividades realizadas pelos estudantes, o qual destaca experiências inovadoras em educação global, com ênfase em valores como autonomia e colaboração. Os resultados do estudo realçam a importância de abordagens educacionais contextualizadas, tecnologia, comunicação e desafios para estimular o pensamento lógico-matemático. A gestão democrática e a autonomia nas escolas também são fundamentais para criar currículos flexíveis que atendam às necessidades dos alunos. Sendo assim, este estudo realça a diversidade de abordagens educacionais em todo o mundo e como essa diversidade enriquece a formação dos futuros professores, promovendo uma educação eficaz e inclusiva além de fornecer experiência prática aos estudantes de licenciatura.

Publicado
05-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência