PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADOTADAS NA ESCOLA “EBM. DEMÉTRIO BALDISSARELI EM CHAPECÓ-SC”.

  • ELIANE MATIAS DE QUEIROZ UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Angelo Brião Zanela Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo, apresentar evidências de que a escola EBM Agropecuária Demétrio Baldissareli, localizada no município de Chapeco-SC, adota práticas pedagógicas sobre educação ambiental, a fim de conscientizar, principalmente, os alunos do ensino fundamental, sobre a necessidade de contribuir com a preservação ambiental. Para tanto, promoveu-se uma análise documental estabelecida a partir do estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) disponibilizado pela própria escola, bem como da revisão de trabalhos realizados por pesquisadores envolvidos com temas correlatos, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, permitindo o acesso a informações importantes para a conclusão desta pesquisa. Ao final, concluiu-se que a escola não só adota importantes práticas pedagógicas, como também se destaca como pioneira no desenvolvimento de três importantes projetos direcionados à educação ambiental: “Abelha Mirim”, “Leãozinho” e “Ararauna”. Todos contribuem, significativamente, para a transformação do pensamento sobre preservação ambiental não só dos alunos do ensino fundamental, mas também de todos os agentes envolvidos neste processo de transmissão do conhecimento. Constitui-se em uma vivência singular desta unidade escolar, a qual não pode ser generalizada às demais unidades da rede municipal.

Publicado
13-02-2024