A POPULAÇÃO BRASILEIRA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: EXERCÍCIOS COM IMAGENS

  • Shaiane Nardi UFFS - Erechim/RS
  • Raphaela de Toledo Desiderio Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: População, Geografia, ensino

Resumo

A abordagem da população brasileira nos livros didáticos de Geografia vem acompanhada de muitos gráficos e tabelas que apresentam aos estudantes dados referentes às características da população. A indicação de que esse seria o tema a ser apresentado durante as atividades de regência junto ao programa de Residência Pedagógica, nos encaminhou para um exercício de pesquisa sobre o tema e possíveis estratégias para abordá-lo.

O presente trabalho é resultado de experiências a respeito do processo de planejamento e execução da temática em aulas de uma do 7º ano do ensino fundamental na escola campo Colégio Estadual Haidee Tedesco Reali, localizado na área central da cidade de Erechim/RS.

Além da abordagem de um conteúdo específico da área, previsto no currículo, e através de livro didático, tratamos de dialogar a respeito de duas atividades realizadas envolvendo o exercício com imagens. A colagem apareceu nesse processo como um modo de fazer que possibilitou que os estudantes refletissem sobre as características da população a partir de imagens que circulam em revistas. A partir de uma questão inicial, os estudantes expressaram através da colagem, o modo como veem a população brasileira.

Com esse texto, objetivamos apresentar uma das atividades realizadas com a turma, refletindo sobre o uso de fotografias presentes em revistas como estratégia para iniciar a abordagem de um conteúdo nas aulas de Geografia. Ao trabalhar com a seleção e a montagem de fotografias sobre o tema, produzimos um diálogo a respeito da população, e criamos um espaço de levantamento de saberes sobre o assunto.  Saberes que seriam considerados no planejamento das aulas posteriores.

 

Publicado
09-02-2024