LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA ERA DO TIKTOK

UMA PONTE ENTRE AS REDES SOCIAIS E A SALA DE AULA

  • Caroline Suzan Chaves Unioeste
  • Renan Paulo Bini Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Ensino Médio, Incentivo à Leitura, Redes Sociais

Resumo

O mundo virtual de Lèvy Pierre se tornou real e presente no dia a dia de mais da metade dos brasileiros em 2023. O Tiktok possui uma grande parcela destes usuários e dentro dessa plataforma, destaca-se uma comunidade de leitores. Em contrapartida, o ensino e o incentivo à leitura nas escolas buscam meios para aproximar-se dos jovens. Neste artigo, busca-se traçar um elo entre a leitura em sala de aula e as leituras nas redes sociais, baseando-se nas perspectivas da Linguística Textual e Interativa, com respaldo das teorias de Koch (2006;2015), Angelo e Menegassi (2020), Bakhtin (2003) e Ribeiro (2020). Para isso, foram analisados conteúdos gerados por leitores ativos na plataforma, assim como os conceitos utilizados em sala de aula. A partir disso, elaborou-se uma proposta de atividade interacionista que liga a internet com a sala de aula.

Publicado
02-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Artigo de Pesquisa