RPG COMO FERRAMENTA DE IMERSÃO PARA O ENSINO DE ESPANHOL

  • Jéssica Letícia Hübner Universidade federal da fronteira sul campus Cerro Largo
  • Marcus Vinícius Liessem Fontana UFFS
  • Angelise Fagundes Da Silva UFFS
Palavras-chave: RPG, Língua Espanhola, Ferramentas Educacionais

Resumo

Este estudo propõe uma abordagem de ensino inovadora, utilizando a prática de contação de histórias colaborativas e simulações de conversações em um ambiente de jogo de RPG para facilitar o processo de aprendizagem da língua espanhola. O foco principal foi criar uma imersão profunda no idioma, incorporando elementos culturais e históricos de diversos países de língua espanhola. O material desenvolvido proporcionou aos estudantes a oportunidade de praticar expressão verbal, resolução de conflitos e argumentação na língua-alvo, enquanto assumiram diferentes papéis dentro do jogo. O estudo adotou o Ciclo Recursivo de Leffa (2007) como metodologia, empregando análise, desenvolvimento, implementação e avaliação para aprimorar a experiência de aprendizagem. Observações e feedback dos participantes indicaram áreas de melhoria para futuras aplicações, como a inclusão de mais personagens e elementos culturais latino-americanos, além de ajustes no sistema de regras do jogo. Conclui-se que o RPG demonstrou ser uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem da língua espanhola, especialmente em termos de prática da oralidade e compreensão de contextos culturais.

Publicado
10-02-2024