Relação estudantes e ensino técnico

Relato sobre a realidade da formação para a classe trabalhadora.

Autores

  • Fernanda Marcon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Karen Gabriela Oliveira de Andrade UFFS
  • Victor Artur Bueno de Queiroz UFFS
  • Vanessa Ramos UFFS
  • Everton Muquem de Carvalho UFFS

Palavras-chave:

Ensino Técnico, PIBID Sociologia, Classe Trabalhadora

Resumo

O presente relato de experiência apresenta uma reflexão sobre a relação entre os estudantes de uma escola técnica do município de Laranjeiras e as identidades ligadas ao trabalho e à sua formação. A pesquisa de campo é uma das ações do Pibid Sociologia da UFFS campus Laranjeiras do Sul que se referem à realização de um diagnóstico da realidade escolar.  A partir da pesquisa de campo, foi possível relacionar alguns aspectos importantes da vivência dos/as estudantes na escola com as discussões a respeito do mundo do trabalho, bastante centrais para as Ciências Sociais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi o de refletir sobre as práticas dos estudantes do CEEP com relação à identificação profissional com o curso técnico.

Downloads

Publicado

02-02-2024

Edição

Seção

Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência