O PROTAGONISMO DO PIBID NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL:

UM, DOIS, TRÊS, ERA UMA VEZ, O SANDUÍCHE DA MARICOTA

  • Ana Paula Antonello UFFs
  • Aline Perin Da Rosa
  • Emilly Victoria Da Silva e Silva UFFs
  • Kelly Cristina Dos Santos UFFs
Palavras-chave: PIBID, ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO, OFICINAS TEMÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Resumo

Através do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira, iniciou-se o desenvolvimento de oficinas de alfabetização em uma escola da rede Estadual no município de Chapecó-SC. A oficina desenvolvida teve como tema central a alimentação saudável. O tema para aplicação das experiências foi escolhido através da observação do contexto das crianças, onde notou-se que a alimentação das mesmas não era adequada. Ancorados nessas observações propomos como objetivos: Identificar quais hábitos alimentares são saudáveis e quais não são saudáveis; Incentivar a alimentação saudável; Refletir sobre os benefícios da alimentação saudável; Incentivar as crianças ao consumo da merenda escolar, uma vez que esta é gratuita e acompanhada por nutricionistas. Associado ao desenvolvimento das reflexões abordadas, buscou-se desenvolver estratégias  que contribuíram com a alfabetização através de experiências significativas e lúdicas para as crianças, despertando o interesse e a curiosidade das mesmas.

Publicado
06-02-2024