PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

  • Julia Zanini UFFS Laranjeiras do Sul
  • Leidiani da Silva Reis
  • Luiz Carlos de Freitas
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Curso de Pedagogia, Leitura e Interpretação Textual

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de Residência Pedagógica (PRP) que tem sido realizado no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus de Laranjeiras do Sul – Paraná. A proposta contempla o edital nº 24/2022/SICAPES, especialmente no sentido de direcionar o residente a “exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional”. Em outras palavras, o foco das atividades desenvolvidas está voltado à  autonomia dos licenciandos, promovendo o conhecimento e a análise da realidade e cultura organizacional escolar, entrelaçando o espaço da prática educativa com o espaço de formação. Essas ações proporcionam-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inclusivo, inovador, multi e interdisciplinar.

Vale destacar que as atividades do PRP são realizadas em uma escola pública localizada na periferia do município de Laranjeiras do Sul – nos primeiros anos do ensino fundamental. Essas atividades desenvolvidas pelos residentes estão ancoradas na perspectiva da Educação Inclusiva (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, 9.394/1996; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI, 2008), sendo essa uma ação política, cultural, social e pedagógica, que visa contribuir na garantia de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de preconceito, valorizando, desse modo, as diferenças que constituem o ambiente escolar (Mantoan, 2015). Nesse contexto, o trabalho tem sido direcionado, nessa fase atual, em colaborar para sanar as dificuldades que alguns alunos do 5º ano têm apresentado em relação à leitura, à interpretação e à produção textual, assim como  em cálculos matemáticos. Ao todo são 20 bolsistas do programa, esses estão, no momento, divididos em dois grupos de 10 e cada um desses dois grupos atende as necessidades das crianças em uma das áreas acima mencionadas. Aqui nos restringiremos a relatar sobre a área de leitura, interpretação e produção textual

Publicado
02-02-2024
Seção
Formação Inicial, Continuada e Permanente de Professores - Relato de Experiência