PROMOVENDO COMPREENSÃO E PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

UM PLANO DE AULA SOBRE O PRECONCEITO RACIAL NO 7º ANO

  • Luana Braga Liscano Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Letícia Schubert Friedrich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Moisés Caetano Ferreira
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

          Este relato descreve a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) conduzido por acadêmicos do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo. As atividades foram realizadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Cerro Largo, RS.

          A escolha do tema, o preconceito racial, foi motivada pela observação do interesse dos alunos por questões raciais. Para abordar esse assunto, utilizamos os temas transversais de ética e pluralidade cultural, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo era promover o pensamento crítico dos alunos, capacitando-os a formular posições construtivas e incentivar o respeito às diferenças, demonstrando as realidades que pessoas de distintas culturas e cores de pele podem enfrentar. Para embasar nossa abordagem, recorremos a teorias sociointeracionistas, autores como Rojo (2004), Menegassi e Gasparotto (2016) etc. foram usados. O método didático empregado é a sequência didática, a qual é concebida no momento do planejamento (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004). Dentro desta sequência, são propostas atividades de leitura, interpretação, análise linguística, produção textual e reescrita.

          Nesse ínterim, o presente relato detalha a metodologia adotada, descreve as atividades realizadas e suas referências teóricas. Por fim, apresenta os resultados e nossas conclusões em relação ao impacto dessa experiência na conscientização e no desenvolvimento discursivo dos alunos.

Publicado
09-02-2024