A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS - ÉTICA E PLURALIDADE CULTURAL: EMPATIA E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS NA TURMA DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), proposto pelas acadêmicas do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo.
As atividades foram realizadas com os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual situada no município de Cerro Largo (RS). A escolha dos temas foi baseada em observações realizadas na turma, que parecia demonstrar, em algumas situações, falta de respeito e empatia entre os colegas.
Os temas transversais de ética e pluralidade cultural foram escolhidos como base, e, dentro deles, os temas Empatia e Respeito foram utilizados, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo da escolha desses temas foi ajudar os alunos a aplicarem-nos em seu cotidiano, promovendo reflexões sobre as situações vivenciadas e promover o bem-estar comum. Além disso, buscamos desenvolver objetivos específicos: o pensamento crítico, para que o aluno seja capaz de formular e se posicionar positivamente; empatia e respeito pelas diferenças, para que o aluno se veja como um cidadão presente em uma sociedade pluralista e tomada de decisão ética para que o mesmo saiba tomar decisões corretas, tendo em vista suas consequências ao escolher entre o que é certo e o que é errado.
Para embasar a escolha desses temas, foram escolhidos aportes teóricos sociointeracionistas, como Antunes (2002), Rojo (2004), Solé (1998), Fuzer (2012) entre outros.
Para alcançar os objetivos previstos neste relato, primeiramente, apresentamos a metodologia utilizada. Em seguida, discutimos as atividades realizadas acompanhadas de suas referências. Para finalizar, trazemos os resultados e a conclusão deste trabalho.