Disciplina ou imposição pelo medo em sala de aula?

Desafios à formação docente da bolsista do subprojeto PIBID Geografia/UFFS

  • Tayna Ayme Pelegrini Mohr UFFS Chapecó
  • Marlon Brand
Palavras-chave: Disciplina;, Amedrontamento;, Prática educacional;, Medo;, Docência;

Resumo

O presente Relato de Experiencia tem por finalidade apresentar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência PIBID do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó para a formação docente. A partir disso problematizar a diferença entre disciplina e imposição em sala de aula, como o medo pode influenciar na aprendizagem do aluno e nas ações do professor. E em cima disso, entender que da mesma forma que os professores querem ser ouvidos e respeitados os alunos tem a mesma demanda, para uma relação saudável, indiferente de qual seja, é preciso reciprocidade e saber ouvir.

Publicado
08-02-2024