A FERRAMENTA PADLET:
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CULTURAL
Resumo
O presente artigo apresenta como tema a ferramenta digital do Padlet sob a ótica pedagógica. Frente ao potencial de letramento digital dessa ferramenta de utilizar quantos elementos visuais forem necessários, vemos seu potencial no aprendizado da língua inglesa. A pesquisa é norteada pela pergunta: "como podemos melhorar o ensino de línguas no Brasil e criar uma identidade para o aprendiz de inglês brasileiro?". O objetivo geral da pesquisa é analisar a utilização do Padlet a partir do seu potencial pedagógico. A partir da urgência de rever o ensino de línguas no Brasil, a falta de recursos e tempo que muitos professores enfrentam, propomos a elaboração desse material como forma de proporcionar uma educação para todos. Como resultados alcançados até o momento, apresentamos um Padlet organizado com conteúdos em língua inglesa previstos para o sétimo ano do fundamental II, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018), auxiliados por um aparato visual referente à região do Cariri, no estado do Ceará. Pretendemos, como continuação da presente pesquisa, expandir esse material para as demais séries do ensino fundamental e médio, além de observarmos como esse material funcionará na prática.